segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Meditações sobre o ser cristão no mundo: Uma Igreja que responde ao chamado de santidade


Há uma passagem do Evangelho na qual Jesus lança uma desafiadora missão para seus seguidores, e é justamente nesta passagem em que Ele anuncia o que Deus deseja para o ser humano criado à sua imagem e semelhança: “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Por meio de sua Igreja, Jesus disponibiliza para todos os homens os meios necessários para se alcançar o grau de santidade. A santidade da Igreja é fruto da presença salvífica de Deus nela, porque Jesus, o sumo sacerdote se entregou por ela, unindo-a a si como seu corpo e a ela comunicou os dons do Espírito Santo (cf. LG 39).
Nenhum ser humano será santo por suas próprias forças e vontade. Nenhum de nós poderia alcançar a santidade se ela não fosse um dom do alto: “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3). Em qualquer condição ou estado de vida, cada um no caminho de sua existência, em meio a suas limitações, são chamados à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai. Buscar a santidade consiste na certeza de que será possível viver a “plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade” (LG 40b).
O chamado à santidade é a proposta de Deus para nós. Para que nossa resposta seja coerente é necessária a entrada “na dinâmica do Bom Samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com quem sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus, que come com publicanos e pecadores (cf. Lucas 5,29-32), acolhe os pequenos e as crianças, cura os leprosos, perdoa e liberta a mulher pecadora, fala com a Samaritana” (DAp 135).
A Igreja é, portanto, sinal e instrumento de salvação entre os homens, (LG 48). Convidando a todos a viverem seu chamado para a santidade e esta salvação passa pela pala acolhida da Palavra revelada, pela vivência dos Sacramentos e pelo serviço aos irmãos, conforme a alegoria do juízo final de Mateus (Mt 25,31-46).

Nenhum comentário:

Postar um comentário