sábado, 1 de janeiro de 2011


Ao término das solenidades no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer seguem para um coquetel no Itamaraty onde os convidados já estarão aguardando.Ao longo da Esplanada serão montados palcos para shows regionais e cantores nacionais sob responsabilidade do Ministério da Cultura. A organização da cerimônia estima que os gramados da Esplanada dos Ministérios serão tomados por 20 mil pessoas.Ao chegar à sede do Poder Executivo brasileiro, Dilma Rousseff e Michel Temer sobem a rampa do Palácio, são recebidos pelo presidente Lula na área interna e seguem ao Parlatório para a cerimônia de passagem da faixa presidencial. Lula passa a faixa a Dilma Rousseff e todos voltam ao interior do Palácio para os cumprimentos das delegações estrangeiras, que ocorrerá no Salão Leste do Palácio do Planalto.
 A presidente eleita Dilma Rousseff já iniciou, neste primeiro dia do ano, seu roteiro da cerimônia de posse preseidencial. Neste momento, Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, se encontram no plenário da Câmara dos Deputados, onde prestam compromisso constitucional perante os parlamentares e o Termo de Posse é lido pelo primeiro-secretário do Congresso Nacional. Dilma e Temer assinam o Termo de Posse, bem como os parlamentares integrantes da mesa e, assim, os dois são declarados empossados.

Confira o restante da programação

O roteiro prossegue com o discurso da presidente Dilma Rousseff, após o qual a cerimônia na Câmara é encerrada. Do plenário, Dilma e Temer seguem para a rampa principal na área externa, onde será novamente executado o Hino Nacional, desta vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros. Em seguida, os dois partem ao Palácio do Planalto.
Após essa cerimônia, Dilma acompanha o presidente Lula até o alto da rampa e de lá se despede do já ex-presidente. Dilma retorna então ao Parlatório, onde fará seu pronunciamento. Em seguida, retorna ao interior do Palácio e, no Salão Nobre, dá posse ao seu ministério. A foto oficial da presidenta com o seu ministério será feita no Salão Oeste.
Da Redação, com site da Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário