sábado, 12 de junho de 2010

5 DICAS para ser ÓTIMO COORDENADOR de COROINHAS



Todos nós quando recebemos um cargo, seja numa empresa ou não, queremos mostrar serviço. E a avaliação do serviço na maioria das vezes é feita pelas pessoas que estão bem próximo do nosso trabalho. Estão aí, cinco dicas para você se tornar um ótimo coordenador de Grupo de Coroinhas, um trabalho muito bonito dentro da Igreja.

1º Você deve gostar realmente de jovens
É impossível você ir muito bem numa coisa que não goste. Você deve amar trabalhar com jovens, de olhar o crescimento deles. E principalmente você deve demonstrar que gosta deles.

2º Seja autêntico e transparente
Seja você mesmo, não se esconda atrás de fantasias. Jovens gostam de pessoas que dizem a verdade e que são verdadeiras. Seja transparente em suas decisões.

3º Seja rígido no aspecto de coordenação
Um coordenador que não é rígido no aspecto de coordenação dificilmente terá respeito entre eles. Tudo que envolve a coordenação; documentos, escalas, cronogramas, retiros, encontros, formações, reuniões devem ter uma pitada de rigidez e organização. Assim seu trabalho será mais valorizado. É muito importante você divulgar os trabalhos realizados para que os coroinhas sintam prazer de estarem na pastoral.

4º Conquiste os pais dos coroinhas
Esta dica é fundamental. Se você tiver uma relação boa com os pais, consequentemente os pais vão passar uma imagem boa de você para o filho. Isto o ajudará muito.

5º Dê oportunidades para eles
Um coordenador que não dá oportunidades para os coroinhas é um egoísta. Se tiver em sua pastoral um coroinha que toque violão, utilize-o para os encontros. Se tiver um coroinha bom de comunicação, utilize-o para fazer algumas reflexões. Olhe bem as qualidades deles e as utilizem para a melhoria da pastoral.

15 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação do meu artigo. Fiz com muito amor.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado acabei de assumir a cordenaçao e essas dicas vao me ajudar muito

    VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  3. sou vice-coordenador e estou ultilizando essas regras;estou adorando ter acoordenaçao do grapu de coroinhas,obrigadão;

    ResponderExcluir
  4. isso ajudou muito não so eu mais os outros coroinhas

    ResponderExcluir
  5. vcs tem um video q mostra como ajudar na missa e no batizado? o q deve fazer? qual material deve pegar?....

    ResponderExcluir
  6. bom eujá sou coordenador dos Coroinhas de minha Paróquia a quase 01 ano. Mas tem um coroinha que está com inveja de mim ele não fala mais comigo quando eu peço para ele não ter preça de pegar os objetos liturgicos ele faz de conta quenão me ouve. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. as dicas ajudaram muito pois acabo de assumir a coordenação do grupo de coroinhas de minha paróquia e estou tentado ser um bom orientador para as crinças.Mais vamos levando apesar das coordenações anteriores falarem com os mesmo hoje,ja vejo mudança em relação ao gupo em apenas 5 meses a frente do grupo.

    ResponderExcluir
  8. mto obrigado tenhu 15 anos fui coroinha por 8 anos e agr to assumindo a coordenação isso me ajudo mto vlw

    ResponderExcluir
  9. MUITO OBRIGADA, ADOREI A DICA.

    ResponderExcluir
  10. Sou coroinha há 7 anos e há 5 anos atuo como coordenadora... lendo suas dicas fiquei feliz em saber que estou agindo bem.

    ResponderExcluir
  11. Ola Meu nome e Antonio Rodrigues Sou do ceara e também sou coroinha, gostei muito dessa informações, pois posso repassa pra os meu colegas e gostaria muito que quem for coroinha mim aadd no facebook o meu email e thotytoinho@hotmail.com, pois podemos passa informações tbm

    ResponderExcluir
  12. Eu sou gilberto sou mocambicano e sou coordenador do meu grupo e gostei das dicas vou implementar tambem na minha paroquia.

    ResponderExcluir
  13. ola sou fernando sou acolito
    tem uma comunidade que chamou eu para abrir um grupo de coroinha
    queria saber como posso abrir

    ResponderExcluir
  14. Obrigado. Essas são realmente dicas maravilhosas. Eu não vou tentar, eu vou fazer.

    ResponderExcluir