terça-feira, 6 de abril de 2010

Três maneiras de praticar as Obras de Misericórdia

Jesus, eu confio em vós!

Jesus nos indicou três maneiras de praticar as obras de misericórdia: a ação, a palavra e a oração. Santa Faustina fala sobre isso em seu diário: “Existe uma tríplice forma de praticar a misericórdia: a palavra misericordiosa – pelo perdão e pelo consolo; em segundo lugar, onde não é possível pela palavra, oração – e isso também é misericórdia; em terceiro, obras de misericórdia” (D. 1158).

As palavras de Jesus são misericordiosas, palavras que levam consolo e perdão. A oração é uma grande arma que Deus colocou nas nossas mãos. Podemos e devemos dobrar os joelhos para rezar pela paz no mundo, por exemplo. Não podemos ir ao Afeganistão para aliviar o sofrimento dos nossos irmãos atingidos pela violência da guerra, mas podemos rezar por eles. E rezando tocaremos o coração do nosso Deus que terá compaixão daquele povo, trazendo-lhes a paz. Todos são chamados á misericórdia. “Escrevo-o para muitas almas que às vezes se preocupam por não possuírem bens materiais, para com eles praticar a misericórdia. Tem um mérito muito maior a misericórdia do espírito, para a qual não é preciso ter autorização nem armazém e que é acessível a todos. Se a alma não praticar a misericórdia de um ou de outro modo, não alcançará a Minha misericórdia no dia do Juízo. Oh! Se as almas soubessem armazenar os tesouros eternos, não seriam julgadas, antecipado o Meu julgamento com obras de misericórdia” (D. 1317).

Como praticar a Misericórdia com o próximo

A devoção à Divina Misericórdia respira com dois pulmões: o primeiro é o da confiança, o segundo, o das Obras de Misericórdia. De fato, Jesus disse a Santa Faustina: “Se por teu intermédio peço aos homens o culto à Minha misericórdia, por tua vez deves ser a primeira a distinguir-te pela confiança na Minha misericórdia. Estou exigindo de ti atos de misericórdia, que devem decorrer do teu amor para Comigo. Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não pode te omitir, desculpar-te ou justificar-te. Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação, a segunda, a palavra e a terceira, a oração. Nesses três graus repousa a plenitude da misericórdia, pois constituem uma prova irrefutável do amor por Mim. É desse modo que a alma glorifica e honra a Minha misericórdia” (D. 742).


Do livro: Devocionário à Divina Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário