quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Homilia para o dia 30 de setembro



Neste domingo, ainda estamos com o Senhor em Cafarnaum. Creio que torna mais rica nossa meditação a explicação sobre o significado deste lugar. É uma aldeia de pescadores, na qual o Evangelho em algumas ocasiões deixa entender que Jesus está em casa. O seu nome significa Aldeia da Consolação.            Está se aproximando a ida de Jesus a Jerusalém, esta ida já foi anunciada duas vezes e os discípulos começam a compreender que um tempo decisivo se avizinha.  Já na primeira parte do Evangelho encontramos sua mensagem central e esta consiste na necessidade de que a comunidade reunida em torno de Jesus seja tolerante, aberta, acolhedora, capaz de perceber e aceitar as diversas ações de Deus presentes neste mundo. É necessário que os discípulos descubram que é necessário o final da distinção entre puro e impuro, judeu e pagão. É necessário que a Espiritualidade seja sempre a porta de entrada para a religião.                                                                                       
 Em nossa jornada Sinodal ainda temos muito para percorrer e muito ainda a aprender. Para tanto, neste domingo, nos vemos refletidos nos discípulos que ainda estão sendo modelados pela Palavra de Jesus nos caminhos do Reinado de Deus. Os discípulos ainda meditam a partir de esquemas do mundo, tem muita dificuldade em superar os interesses limitados e pessoais, dos esquemas egoístas e muitas vezes excludentes! É preciso que eles se libertem dos sentimentos de apego absolutamente incoerentes com a radicalidade do Reino. Os Discípulos do Senhor tem dificuldade em responder a Jesus com a própria vida, e nada disto nos é estranho, temos os mesmos sentimentos, as mesmas dificuldades ao longo de nossos caminhos. Por isso, estas instruções se estendem a todos os que ao longo da história se colocaram à disposição de Jesus e entregaram suas vidas à Palavra que purifica e liberta.                                                                                
 A primeira oposição de Jesus se dá contra toda a arrogância que pode se achegar os seus seguidores. Sua comunidade não é uma seita fanática que acredita que possua privilégios e sim uma comunidade que conhece a sua missão, conhece a a soberania da verdade! Os discípulos devem se esforçar a cada dia para que por meio de suas vidas, a Palavra de Deus ecoe por toda a terra, arrancando da vida das pessoas toda a divisão, expresso no Evangelho como presença do Demônio.                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário