quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Homilia para o dia 23 de Setembro



A Palavra de Deus que se fez carne, julga diariamente os que desejam se fazer palavra para o mundo! E neste julgamento, os discípulos ficam calados ao serem interrogados por perceberem a distância existente entre suas vidas e a de Jesus neste momento. Então deste julgamento, o Senhor nos oferece mais uma lição: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.”     
 À luz da vida do mestre que sempre foi entrega, o discipulado é igualmente serviço a Deus e ao mundo inteiro! Sem espaço para pretensões ou busca de vantagens oferecidas por este mundo. O final do Evangelho é a apresentação de uma criança como modelo, mas como pode ser uma criatura tão frágil e pequena, modelo do verdadeiro discípulo de Cristo?  E a resposta será simples: pela mesma fragilidade e dependência. Aquele que se faz pequeno, torna-se sinal do Cristo que se fez igualmente pequeno e obediente até a morte (Fl 2,7-8)
A presença desta criança mostra aos discípulos que a eles é necessária conversão, porque o jeito deles pensarem o Reino era ainda muito terrestre e limitado. Porque nos planos divinos de realização do Reino se encontra o sofrimento, o abandono, a morte e apenas depois de tudo isso, a Glória da Ressurreição, tendo Jerusalém como ponto de partida e de lá se estendendo a todo o mundo! Tal presença nos mostra ainda o que nós somos diante de Jesus porque os mais frágeis e sofredores deste mundo não tem como retribuir os benefícios que recebem do mesmo jeito que nenhum de nós tem como retribuir toda doação de Deus que ao se fazer pobre, tornou-nos ricos por sua pobreza, como bem nos ensina Santo Atanásio!                                                                                          
A grandeza da Palavra se revela tão sublime a ponto de se rebaixar ao mais extremo sem perder sua grandeza, mas ao contrário, dando dignidade ao que abraça nesta sua descida! E se nós desejarmos, ao longo de nosso caminho, servir a Cristo, é necessário que nos tornemos crianças, dependentes de Cristo, de seu amor, da sua entrega, fortalecidos pela sua Palavra, uma Palavra humilde que entrega a Deus todos os corações que a ela se abram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário