quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Homilia para Evangelho do dia 16 de setembro



A resposta é dada por Pedro “Tu és o Messias!” o relato de Marcos é mais breve que o de Mateus e serve a um propósito pedagógico. A resposta abarca as expectativas do povo judeu de que um Ungido viria em nome de Deus. Fechamos a primeira parte do Evangelho e esta repete o que já apareceu no primeiro versículo. Todavia, o Messias Jesus não é como Pedro imaginava e aqui passamos para a segunda parte do relato. O discípulo deve sempre escutar a Palavra de Jesus. Retoma-se aqui o desejo de Cristo de que uma vez chamados, fiquemos com ele, convertamos nossa vida a ele! (Mc 3,14) e para tanto, é necessário que convertamos nosso jeito de ver Jesus. Seu ensinamento é escandaloso, porque toda a glória humana e toda pretensão soberba devem se chocar contra o mistério da cruz. Somente na cruz do Senhor encontramos glória. E como a Igreja nasce do Mistério de Cristo, ela é naturalmente uma Igreja de con-crucificada.                                                                                                          
 Sendo a Igreja nascida da Cruz do Senhor, ela sempre será o meio pelo qual deveremos nos deixar julgar, permitindo que Cristo siga o seu caminho. O Evangelho do domingo passado e o de hoje tem um ponto em comum: Jesus retira o surdo com dificuldade de falar do meio do multidão, e hoje é Pedro quem faz o mesmo com Jesus, com motivações diferentes, a de Jesus é converter e a de Pedro neste momento é tomar a frente de Jesus. A tentação de Pedro será sempre a nossa: desejar conduzir Jesus por nossos caminhos, construindo dele uma imagem que é na verdade nossa. Parece insuportável a ideia de um sofrimento para Cristo porque na verdade desejamos que nossa vida seja livre de todo sofrimento. Diante desta tentativa de redirecionamento, Jesus reage com tom severo: “Para trás, Satanás, porque os teus pensamentos não são de Deus e sim dos homens”.                                                                                
 Com esta afirmação Marcos nos mostra o critério para o verdadeiro discipulado: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, vai  perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.        
 Nosso lugar é após Cristo, ele segue à frente e abre o caminho, renunciando a nós mesmos, somos por ele encontrados! Aqueles que desejam salvar a vida de acordo com os critérios do mundo, irão perdê-las, mas os que a entregarem a Cristo a salvarão porque apenas no momento em que descobrimos quem é Jesus em nossas vidas, poderemos compreender quem somos e quais os planos de Deus para nós!                                                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário