segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Meditações sobre o ser cristão no mundo: Uma Igreja Samaritana


            A vida cristã deve ser marcada de uma forma decisiva pela prática da caridade, a nossa vivência do Evangelho e do amor a Deus passam de uma forma inegável pelo encontro com o outro. É no rosto dos nossos irmãos e irmãs que Cristo nos olha a cada dia e de nós exige uma verdadeira coerência com a sua proposta.
Um encontro profundo e verdadeiro com Cristo causa uma mudança profunda no coração do ser humano e depois, de uma forma externa nas relações sociais e do meio ambiente em que cada batizado se encontra, o que aconteceu no coração se torna visivel. A opção fundamental pelo Reino de Deus anunciado e realizado em Cristo torna o seu discípulo livre de estruturas alienantes, de apadrinhamentos, consumistas e de espírito vazio. 
Do encontro com o ressuscitado, nasce em cada um de nós a “solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço [...], principalmente na defesa da vida e dos direitos dos mais vulneráveis e excluídos, e no permanente acompanhamento em seus esforços por serem sujeitos de mudança e de transformação de sua situação” (DAp 394).
Fortalecidos por esta fé, alimentados pelo Pão da vida que é o corpo de Cristo, fortalecidos e iluminados por sua Palavra, todos os que por Ele foram encontrados sentem em seu coração crescer a certeza de que se faz necessário como uma obra evangélica, dedicar “tempo aos pobres, prestar-lhes uma amável atenção, escutá-los com interesse, acompanhá-los nos momentos difíceis, escolhê-los para compartilhar horas, semanas ou anos de nossas vidas e, procurando, a partir deles, a transformação de sua situação” (DAp 397).

Nenhum comentário:

Postar um comentário