sábado, 13 de outubro de 2012

Fundamentação do ser cristão no mundo: Jesus, o Bom Pastor



Jesus é o bom pastor que faz a oferta de sua própria vida por amor à suas ovelhas (Jo 10,11). Como pastor verdadeiro, Jesus se vê como responsável pelo povo que parece ovelha desamparada, se solidariza com este mesmo povo e o vê responsável pelo destino do povo. “Ao ver a multidão, teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor” (Mt 9,36). De uma forma muito especial, o olhar do mestre se voltou para as ovelhas abatidas, os pobres, marginalizados, os injustiçados, os rejeitados e os que são odiados por causa do seu nome (Lc 6,21-23).
Por onde passou, Jesus deixou semeada a semente da bondade. Curou os enfermos, expulsou o demônio, perdoou os pecados, lançando as bases de um mundo novo de justiça e paz. “Colocou-se ao lado dos indefesos, dos marginalizados, dos oprimidos e até dos estrangeiros e dos pecadores. Emprestou-lhes a voz, transmitiu força messiânica e a misericórdia do Pai. Com isto, agiu contra a marginalização e combateu um sistema de profunda exclusão social, econômica, política e religiosa” (CNBB Doc. 69, nº 27).
A vontade de Jesus é “que todos tenham vida, e vida em plenitude” (Jo 10,10). Movido por esta finalidade veio para as ovelhas perdidas, para reconduzi-las ao seu rebanho.  “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem. Mas tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; devo conduzi-las, também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10, 14.16).
Em sua forma de ser pastor, Jesus revela toda a sua realeza, é no servir, e no doar a vida em salvação por muitos, isto é, por todos (cf. Mc 10,45) que a verdade acerca do que significa ser Rei vem à tona. Neste Reino onde o Rei é o mesmo que apascenta o seu povo, a tônica vem do amor e este se estende até os inimigos, amor que perdoa com generosidade, demonstrando toda a coerência de sua fé (cf. Lc 6,27-49).
O bom pastor, transmite a sua autoridade a seus discípulos para que conduzam em Seu nome, o rebanho espalhado por todo o mundo, ao contrário dos lideres deste mundo, os pastores devem pastorear seus irmãos, com grande zelo, pois o amor do pastor a Cristo, expressa-se no cuidado que se tem pelas ovelhas. Descuidar das ovelhas é descuidar do amor ao Cristo de Deus como vemos no episodio em que o Ressuscitado interroga Simão Pedro acerca do amor (Jo 21).
É o mesmo Cristo que continua a motivar, animar, orientar, acompanhar, servir  e santificar o rebanho. Como Jesus Cristo é o Bom Pastor da Igreja, a vivência cristã no mundo se caracteriza pelo encontro e seguimento do Pastor que vai à frente de seu rebanho e nos conduz às verdes pastagens. Mas é desejo do Cristo ser o bom pastor de toda humanidade, é seu desejo encontrar a todos os homens e mulheres da terra, reunir a todos em um grande, rebanho e conduzir a todos em seu amor. Até que se consuma o tempo, a missão de Cristo Pastor continua em sua Igreja que diante de toda a instabilidade e incertezas do mundo deve ter sempre o mesmo olhar compassivo e amoroso para com todos, e de uma forma muito especial diante das angústias e sofrimentos que cercam as “ovelhas” do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário