quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abre-te - Meditação sobre o Evangelho de Marcos Parte II



O processo da cura é um processo de iniciação cristã e este se desenvolve a partir de passos. O primeiro deles é a retirada do homem do meio da multidão. Em Cristo somos retirados do local onde nos encontramos porque o lugar onde nos encontramos pode gerar distância da Palavra de Deus. Em outra perspectiva, retirar da multidão para trazer para junto de si é a mensagem do primeiro passo neste processo de iniciação. Neste gesto simples, estamos diante de um convite para uma mudança de vida, ou seja, Conversão. Este foi o primeiro anúncio feito por Jesus no Evangelho escrito por São Marcos (1,15).  No segundo passo, Jesus coloca o dedo no ouvido do surdo, para que se abra! Esta é uma necessidade na vida de todos nós. Sempre precisaremos que o Senhor nos toque os ouvidos para alcançarmos a força viva de sua Palavra semeada em nossas vidas! O terceiro momento é a saliva de Jesus colocada na língua do homem. Após purificar os ouvidos, é necessário que purifiquemos nossas línguas para que transmitam a Palavra de Jesus.
 O quarto passo é a oração de Jesus. O gesto de olhar para o céu aparece aqui, na multiplicação dos pães e na Última Ceia, por ocasião da Instituição da Eucaristia. É a comunhão entre o Céu e a Terra mediada pela Palavra de Deus feita carne. O quinto passo é a ordem dada ao homem: “abre-te” . A abertura à qual Jesus se refere é do homem inteiro! A abertura dos ouvidos para a Palavra de Deus, leva o homem a falar sem nenhum tipo de dificuldades. Talvez agora se esclareça para nós o significado da crítica de Jesus aos mestres da Lei: honram-me com os lábios, mas o coração está longe de mim!
Para os profetas, tanto a surdez quanto a cegueira são símbolos da resistência a Deus (Is 6,9;42,18; Jr 20-23; Ez 12,2). Por isso, esta é uma figura significativa do Evangelho de Marcos por representar todos aqueles que endurecem seus ouvidos à Palavra de Deus. São Paulo já nos alertara que “A fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo” (Rm 10,17). Desta maneira, sem atenção à Palavra de Cristo, não há como alimentar a nossa fé e sem alimentarmos nossa fé, nossos ouvidos se fecharão e nossos lábios terão dificuldades em falar sobre as maravilhas do Senhor.
            Em um longo caminho a percorrer devemos sempre pedir a Cristo que sua Palavra nos abra os ouvidos, faça arder nossos corações para que nossa língua seja portadora de uma Boa Nova para um mundo carente de Paz, de Pão e principalmente do Amor de Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário