quinta-feira, 29 de março de 2012

Queremos ver Jesus

"És grande, Senhor e infinitamente digno de ser louvado; grande é teu poder, e incomensurável tua sabedoria. E o homem, pequena parte de tua criação quer louvar-te, e precisamente o homem que, revestido de sua mortalidade, traz em si o testemunho do pecado e a prova de que resistes aos soberbos. Todavia, o homem, partícula de tua criação, deseja louvar-te. Tu mesmo que incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer?

Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue?

Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo. Que eu, Senhor, te procure invocando-te, e te invoque crendo em ti, pois me pregaram teu nome. invoca-te, Senhor, a fé que tu me deste, a fé que me inspiraste pela humanidade de teu Filho e o ministério de teu pregador."


Com estas palavras, Santo Agostinho abre as Confissões, seu livro auto biográfico, no qual ele apresenta todo o seu processo de conversão. Há no ser humano uma ânsia, um desejo profundo de infinito, que faz com que as pessoas busquem o real sentido para as suas vidas. No Evangelho de João, o Senhor nos diz:"Ao ser elevado da terra, atrairei todos a mim!" Em que sentido o senhor está nos falando? Qual o significado desta afirmação?


A cruz é a execução do juízo de Deus com relação ao pecado que se concentrou e se tornou visível no Filho (2 Cor 5,21). Relacionada a este juízo de Deus há uma linha que se inicia na Antiga Aliança, estende-se até Paulo e depois João. No Antigo Testamento Deus mesmo é o juiz como Aquele que guarda seus direitos estabelecidos na Aliança, portanto é nesta fidelidade que Ele expressa quem É. Na Antiga Aliança, o direito estabelecido por Deus é o fundamento de toda a confiança, do qual sua justiça não é senão um aspecto, como também são a sua fidelidade, paciência, condescendência. Deus como justo que é, e por isso juiz do cumprimento da Aliança (Sl 50,6), sempre desce e intervém de forma que o errado se corrija, expressando envolvimento com o futuro de sua obra criada.

Por levar a sério o seu parceiro de Aliança é que Deus o busca, reconduz, pelo julgamento que corrige pedagogicamente. Desta maneira, não há nenhuma aceitação da injustiça por parte de Deus. Seja qual aspecto possua, a injustiça é alcançada, consumida e aniquilada pela vida de Deus. E pelo fato de não existir um ser humano que em suas próprias potencialidades consiga restabelecer os laços que a própria humanidade rompeu com Deus é que o próprio Deus por uma sucessão de castigos e perdões deixa claro que o excesso de pecado exige uma definitiva rejeição de onde se erguerá a promessa de uma salvação definitiva (Dt 30,15-20). Nesta mesma tradição Paulo vê a consumação de toda a Antiga Aliança na cruz e Ressurreição de Jesus.

Nenhum outro, a não ser o próprio Deus garante os dois lados da Aliança como homem-Deus, Ele não apenas elimina a injustiça por meio de compromissos, mas faz toda a sua justiça consumir a injustiça do mundo com o intuito de tornar acessível a todos a sua justiça. Desta purificação, Deus é ao mesmo tempo sujeito e objeto do julgamento e da justificação ao tomar o partido dos homens e defender a causa de Deus em favor deles. Para H.U.von Balthasar, é na cruz


Onde Deus assume sobre si enquanto Cristo homem toda a culpa de Adão (Rm 5,15-21) a fim de se entregar (Rm 4,25) como personificação viva do pecado e da inimizade (2Cor 5,21; Ef 2,14) à condenação da parte de Deus (Rm 8,3) é para ser ressuscitado por Deus, como vida de Deus morta e sepultada em meio ao abandono divino por causa de nossa justificação (Rm 4,25). E isto não é tomado em sentido mítico [...] e nem deve ser atenuado, naquilo que se refere à Cruz de Cristo, como se o crucificado tivesse recitado Salmos numa íntima e imperturbada comunicação com Deus e tenha morrido na paz divina.


Mas é João quem expõe o caráter judicial da cruz com uma radicalidade superior à de Paulo. Embora pareçam contraditórios, pois de um lado Jesus é o autor e senhor de todo juízo (5,22), é exercido por Ele mesmo (8,16. 26) e para isto ele veio ao mundo (9,39), de um outro, Ele não veio para julgar e sim para salvar (3,17; 12,47). Todavia, sua existência realiza o juízo (3,18) que se une à exaltação na cruz (12,31) onde o Espírito Santo lhe apresentará ao mundo como inocente. Percebe-se que na teologia de João, Glória e Cruz não são momentos distintos, mas é na cruz que revela a glória. Então fica mais claro em que sentido a hora em João significa glorificação e julgamento. Este juízo por sua vez é provado subjetivamente como perturbação (12,27) e objetivamente significa rompimento e isto quer dizer que


Na cruz não há nenhum livro da Sabedoria, pois que a própria luz do mundo se obscureceu, a ‘hora das trevas’ venceu-a, e toda a Sabedoria de Deus se tornou ‘loucura’, para destruir a ‘sabedoria dos sábios’ (1 cor 1,19-21).


Este sofrimento se explicita na imagem utilizada por Jesus: o Cálice que representa a ira divina que o pecador deve beber (Is 51,17. 22; Jr 25,15; Ez 23,31ss; Sl 75,9). E pelo Batismo que encontra um paralelo no Antigo Testamento com as águas que a tudo consomem (Is 43,2; Sl 42,8; 69,2s). Neste ser mergulhado nas águas é que se realiza o juízo sobre o mundo (Jo 12,31) e assim o velho mundo conhece a ruína em contato com a cruz de Cristo. Posto que ao atingir Jesus, nada encontra nele sobre o qual o antigo poderio deste mundo possa exercer seu poderio (Jo 14,30).

Pe Dalmo Radimack


Nenhum comentário:

Postar um comentário