quinta-feira, 8 de abril de 2010

Notícia: CEN será ponto central da comemoração dos 50 anos de Brasília

Em comemoração ao seu jubileu de ouro, Brasília (DF) e a arquidiocese da cidade vão receber, de 13 a 16 de maio, um dos maiores eventos católicos da Igreja: o Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010). Desde a descoberta do Brasil, já se cogitava a construção de uma capital no interior do país. Mas o sonho só se concretizou no final da década de 1950. A cidade foi construída, em três anos e quatro meses, no governo de Juscelino Kubitschek.

No dia 3 de maio de 1957, foi realizada a primeira missa de Brasília. Com a presença de milhares de pessoas, no histórico Cruzeiro - entre o Memorial JK e a Catedral Militar -, a mesa eucarística foi coberta sob um toldo de lona.

A Diocese de Brasília foi fundada canonicamente pelo Papa João XXIII, no dia 16 de janeiro de 1960, a partir de território desmembrado da Arquidiocese de Goiânia. Criada três meses antes da inauguração da capital federal, tornou-se arquidiocese em 11 de outubro de 1966, pelo Papa Paulo VI.
Hoje, a capital do país tem 28 regiões administrativas e quase 2,5 milhões de habitantes. Antes de Brasília, Salvador e Rio de Janeiro foram capitais do país. A cidade baiana foi escolhida para ser o centro político porque era onde havia os maiores portos de ligação com o exterior. Em 1763, a capital foi transferida para a cidade do sudeste, onde permaneceu até 1960, ano da inauguração de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário