As escolas católicas
da Inglaterra e de Gales oferecem uma educação melhor do que outras
instituições em todos os níveis, especialmente no desenvolvimento
pessoal dos estudantes.
Esta foi a conclusão de dois estudos publicados na última segunda-feira pelo Catholic Education Service for England and Wales (CESEW).
O CESEW publicou uma “Relação de Dados do Censo de 2009 para as Escolas e Colégios” e um estudo intitulado “Valor Agregado: O Diferencial dos Colégios e Escolas Católicas na Inglaterra”.
O estudo aponta que, conforme a Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills (OFSTED), do governo, “as escolas católicas atingem, constantemente, uma pontuação melhor do que a média”.
O bispo Malcom Mahon,
presidente da CESEW, afirmou que “esses dois estudos ratificam
claramente que a educação católica contribui muito para o futuro da
nossa sociedade”.
“Além disso”, agregou
Mahon, “estes informes confirmam que o dinheiro dos contribuintes
destinado às escolas católicas é bem empregado”.
Oona Stannard,
chefe-executiva e diretora do CESEW, comentou: “Fico feliz de comprovar
que os nossos esforços são valorizados com pontuações visivelmente mais
altas no desenvolvimento pessoal, inclusive no prazer de frequentar a
escola”.
“Obter resultados positivos não só beneficia os alunos, dos quais cerca de 30% não são católicos, mas mostra ainda que a Igreja investe no futuro bem-estar da sociedade através das escolas católicas”.
“Obter resultados positivos não só beneficia os alunos, dos quais cerca de 30% não são católicos, mas mostra ainda que a Igreja investe no futuro bem-estar da sociedade através das escolas católicas”.
No desenvolvimento
pessoal e no bem-estar, o estudo destaca que “a diferença mais notável
é encontrada na avaliação do desenvolvimento espiritual, moral, social
e cultural dos alunos, embora as escolas católicas tenham recebido
melhor pontuação no aproveitamento que os alunos fazem da sua educação,
no seu comportamento e na contribuição positiva que eles dão à
comunidade local”.
Esta categoria, em que
as escolas católicas mostram grande vantagem sobre a concorrência,
exerce influência sobre outros elementos, como um estilo de vida
saudável, práticas de segurança, assistência, comportamento e bem-estar
econômico.
Acima da média
Acima da média
73% das escolas de
ensino médio foram consideradas excelentes ou boas, contra 60% das
escolas públicas. Na educação fundamental, 74% das católicas foram
consideradas excelentes ou boas, ante 66% das públicas.
O estudo acrescenta que
estes resultados refletem, também, a diversidade social que existe nas
escolas católicas, já que estas instituições têm o mesmo quadro que as
escolas públicas de crianças que recebem auxílios, como o refeitório
gratuito.
As escolas católicas apresentam ainda maior diversidade étnica do que as suas homólogas públicas.
Na apresentação do
informe, Stannard afirmou que “talvez a parte mais reveladora é a breve
seção que pondera o valor agregado por estas escolas”.
“Esses resultados
mostram que as nossas escolas estão se saindo extraordinariamente bem,
tanto nas medidas objetivas dos resultados como quando se consideram
fatores contextuais, como os níveis de diferenças sociais”, acrescentou.
Stannard continuou
dizendo que “três destaques do informe são particularmente motivadores
e deveriam nos incentivar à colaboração e à confiança nas nossas
comunidades”.
“O primeiro é o alto
nível de qualidade que oferecemos desde os primeiros anos até o ensino
médio. O segundo é a grande qualidade em todos os aspectos da
liderança”.
“O mais importante de
todos talvez seja o terceiro, que concerne à nossa contribuição à
comunidade, constantemente avaliada acima da média tanto no ensino
fundamental quanto no médio”.
Stannard manifestou que
“ao encarar os desafios da educação no século XXI, podemos afirmar com
confiança que as escolas católicas fazem parte da solução e não do
problema”.
Zenit
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