18 de Maio de 1920
Karol Wojtyla, nasceu em Wadowice (Cracóvia), na Polônia. Sua mãe chamava-se Emília e seu pai, Karol. Tinha um irmão de 14 anos mais velho, Edmund, e uma irmã, Olga, que morreu com 6 anos de idade, por volta de 1914.
20 de Julho de 1920
Batizado Karol (Carlos) Joseph. Chamado pelo diminutivo Lolek ou Lolus (Carlinhos).
13 de Abril de1929
A mãe, Emília, morre, aos 45 anos.
5 de Dezembro de 1932
Edmund, seu único irmão, médico recém-formado, morre de escarlatina.
1934-1938
Participa como ator de muitas peças teatrais.
22 de Junho de 1938
Admitido na Faculdade de Fisolofia da Jagellonian University de Cracóvia. No verão desse mesmo ano, ele e seu pai mudam para Cracóvia, para Karol continuar os estudos.
1939
Início da Segunda Guerra Mundial. A Polônia é ocupada pelos alemães.
18 de Feverreiro de 1941
Seu pai morre de um ataque cardíaco. Com seu pai morto e sua terra ocupada e ameaçada de perder valores, como a religião e o culto a Nossa Senhora, Karol talvez sentisse que seu sofrimento estava de alguma forma ligado ao da Polônia.
Outubro de 1942
Entra para o Seminário clandestino da Faculdade de Teologia da Jagellonian University. Antes de entrar para o seminário, Karol trabalhava numa fábrica de produtos químicos.
Março de 1943
Faz o papel principal de uma peça clandestina sobre a Polônia. Pelo teatro e por outras articulações, Karol colaborou intensamente na resistência dos poloneses contra os invasores nazistas.
1944
Recebe as primeiras ordens e, em 1946, celebra sua primeira Missa. A Igreja Católica polonesa sobreviveu a guerra, mas ainda ia enfrentar tempos difíceis, com a ocupação soviética.
15 de Novembro de 1946
Deixa a Polônia para estudar teologia na Universidade Angelicum, em Roma. Sua tese foi sobre o grande místico do século XVII, São João da Cruz, que tinha visões de Nossa Senhora.
1948
Volta para a Polônia. Vai ser pároco da cidade de Niegowic, perto da cidade natal. Ao chegar, beija o solo, num gesto que se tornaria sua marca pessoal. É transferido, logo depois, para a Igreja do bairro universitário de São Floriano. É um pastor entusiasmado, sobretudo com os jovens. Além disso, faz estudos brilhantes de doutorado na Jagellonian University, em Cracóvia. Também começa a dar aula e a escrever.
Setembro de 1958
É ordenado bispo e convidado a participar do Concílio Vaticano II.
1963
Papa Paulo VI nomeia Karol Arcebispo de Cracóvia. Torna-se cardeal em 1964.
De 1962 a 1978
Sai da Polônia umas 50 vezes para participar de congressos, fazer trabalhos para o Concílio, peregrinações e outras atividades, incluindo uma célebre viagem à Alemanha, em 1978, que reconciliaria as duas Igrejas, separadas desde a Guerra.
16 de Outubro de 1978
O cardeal Karol Wojtyla é eleito sucessor do Papa João Paulo I. Sua eleição foi marcada por dois fatos incomuns na história do papado: ele era um pastor e não um diplomata ou membro da hierarquia do Vaticano e, principalmente, não era italiano.
Retirado da página Beatificação Papa João Paulo II da Comunidade Canção Nova. Editado por Thiago Calixto, coordenador do Grupo de Coroinhas São Miguel Arcanjo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário