quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Procissão encerra Festa das Neves


"Expectativa é que oito mil pessoas participem do cortejo, nas ruas do centro da capital!"

As celebrações religiosas da Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade de João Pessoa e do estado da Paraíba, encerram no fim da tarde de hoje. O novenário em homenagem à padroeira, desenvolvido na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro da capital, foi concluído na noite de ontem, com a presença do padre Luiz Antônio de Oliveira, da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Cabo Branco. As homenagens à padroeira de João Pessoa e da Paraíba envolvem o tema "Maria: Discípula e Evangelizadora".

O último dia da programação, que acontece no dia de Nossa Senhora das Neves e coincide com o aniversário de João Pessoa, começa a partir das 09h, com a missa solene presidida pelo arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. A missa terá a presença de todos os padres da Arquidiocese paraibana. A partir das 16h, sai a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Neves pelas ruas centrais da capital. A arquidiocese espera que pelo menos 8 mil fiéis participem do cortejo, que parte da Catedral, passa pelas avenidas Visconde de Pelotas e General Osório, alcança a Praça dos Três Poderes e a Praça do Carmo, cruzando a avenida Duque de Caxias e retornando à Basílica.

Logo após a procissão, acontece a Missa Solene de encerramento, com a presença do padre Rui Braga, pároco da Basílica e do arcebispo Dom Aldo Pagotto.

Segundo o arcebispo, as homenagens a Nossa Senhora das Neves tem a importância de que a cidade, fundada no dia dedicada à Santa, que também é padroeira da cidade de Roma, na Itália, 5 de agosto de 1585, mantém a tradição religiosa.

Porém, Aldo Pagotto frisou que isso deve ser aproveitado para que a população também participe do futuro da cidade. "A importância é essa, que as pessoas da cidade unam à tradição religiosa a uma participação maior nas decisões da cidade, que não espere apenas decisões dos políticos, mas que se envolva no crescimento da cidade", frisou.

A partir da sexta-feira, a Catedral retorna com sua programação normal, celebrando missas de segunda a sexta às 17h, sábados as 18h e aos domingos às 06h, 09h e 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário