sexta-feira, 2 de julho de 2010

A importância da ACOLHIDA


O acolhimento conforta a pessoa. Principalmente quando ela está precisando.

Um tempo atrás, estava indo um jovem visitar uma igrejinha no interior. Chegando perto da igrejinha, uma igreja velha, com paredes sujas, portas enferrujadas, não tinha crucifixo, piso batido e alguns bancos para sentar, bancos bem velhos, mas dava pra sentar, este jovem começou a olhar em volta.
Ao reparar tudo aquilo, começou o pré-conceito.
“Nossa, que igreja velha, como que os cristãos daqui conseguem participar de uma celebração?!”
E os julgamentos mentais foram muitos. Porém num intervalo de meio segundo, apareceu uma senhora bem velha, cabelos grisalhos, roupa rasgada, com um olhar bem fixo, um sorriso bondoso e com uma voz bem rouca e baixa, dizendo.

- Meu filho, seja bem vindo a nossa capelinha que é sujinha por fora, mas limpinha por dentro.

No momento o jovem ficou feliz ao ser acolhido e ao mesmo tempo pensativo, tentando decifrar em que significaria a expressão “limpinha por dentro”.

A celebração iniciou, o comentário era maravilhoso, cânticos ótimos que entravam no seu coração e fazia você ter um contato maior com Deus, um padre bem intelectual que quando falava parecia humilde e com a cara do interior.O jovem ficou refletindo aquela expressão até que o padre começou a falar sobre o sagrado coração de Jesus.
- O coração de Jesus é o coração mais limpo que o de todos nós! Sujo pelo sangue, sujo pelo ódio humano, pela imprudência dos romanos, mas limpo por dentro, pois é a fonte viva do amor.

Neste momento o jovem começou a desabar por dentro e a refletir muito mais sobre o que aquela senhora tinha dito no começo da celebração.
E o padre continuou.

- Os nossos corações precisam de amor e não aparência. De que adianta termos roupas bonitas, dinheiro e continuar odiando as pessoas? Qual a significância de ter armaduras, armas poderosas e ser imprudente? Precisamos ser limpos por dentro e não por fora!

Neste exato momento o jovem se tornou um cristão bobo e tolo.
Tudo isso aconteceu, por causa do acolhimento. Uma simples acolhida muda totalmente à cabeça de uma pessoa má formada.
Sejamos pessoas acolhedoras no nosso dia-a-dia!

Marcos Torres Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário