sábado, 12 de junho de 2010

5 DICAS para ser ÓTIMO COORDENADOR de COROINHAS



Todos nós quando recebemos um cargo, seja numa empresa ou não, queremos mostrar serviço. E a avaliação do serviço na maioria das vezes é feita pelas pessoas que estão bem próximo do nosso trabalho. Estão aí, cinco dicas para você se tornar um ótimo coordenador de Grupo de Coroinhas, um trabalho muito bonito dentro da Igreja.

1º Você deve gostar realmente de jovens
É impossível você ir muito bem numa coisa que não goste. Você deve amar trabalhar com jovens, de olhar o crescimento deles. E principalmente você deve demonstrar que gosta deles.

2º Seja autêntico e transparente
Seja você mesmo, não se esconda atrás de fantasias. Jovens gostam de pessoas que dizem a verdade e que são verdadeiras. Seja transparente em suas decisões.

3º Seja rígido no aspecto de coordenação
Um coordenador que não é rígido no aspecto de coordenação dificilmente terá respeito entre eles. Tudo que envolve a coordenação; documentos, escalas, cronogramas, retiros, encontros, formações, reuniões devem ter uma pitada de rigidez e organização. Assim seu trabalho será mais valorizado. É muito importante você divulgar os trabalhos realizados para que os coroinhas sintam prazer de estarem na pastoral.

4º Conquiste os pais dos coroinhas
Esta dica é fundamental. Se você tiver uma relação boa com os pais, consequentemente os pais vão passar uma imagem boa de você para o filho. Isto o ajudará muito.

5º Dê oportunidades para eles
Um coordenador que não dá oportunidades para os coroinhas é um egoísta. Se tiver em sua pastoral um coroinha que toque violão, utilize-o para os encontros. Se tiver um coroinha bom de comunicação, utilize-o para fazer algumas reflexões. Olhe bem as qualidades deles e as utilizem para a melhoria da pastoral.

36 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação do meu artigo. Fiz com muito amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e meu marido assumimos agora a coordenação do grupo dos coroinhas e é muito importante estas dicas e outras mais. Gostamos de lidar com crianças e jovens... mas não temos prática alguma de coordenação de equipes pastorais... temos a boa vontade e interesse de aprender e com a Misericórdia de Deus esperamos realizar este serviço...Grata.

      Excluir
    2. ACOMPANHO UM GRUPO DE COROINHAS E AGORA FAÇO PARTE DA COORDENAÇAO. ESSA DICAS FORAM OTIMAS. OBRIGADA.

      Excluir
  2. muito obrigado acabei de assumir a cordenaçao e essas dicas vao me ajudar muito

    VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  3. sou vice-coordenador e estou ultilizando essas regras;estou adorando ter acoordenaçao do grapu de coroinhas,obrigadão;

    ResponderExcluir
  4. isso ajudou muito não so eu mais os outros coroinhas

    ResponderExcluir
  5. vcs tem um video q mostra como ajudar na missa e no batizado? o q deve fazer? qual material deve pegar?....

    ResponderExcluir
  6. bom eujá sou coordenador dos Coroinhas de minha Paróquia a quase 01 ano. Mas tem um coroinha que está com inveja de mim ele não fala mais comigo quando eu peço para ele não ter preça de pegar os objetos liturgicos ele faz de conta quenão me ouve. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. as dicas ajudaram muito pois acabo de assumir a coordenação do grupo de coroinhas de minha paróquia e estou tentado ser um bom orientador para as crinças.Mais vamos levando apesar das coordenações anteriores falarem com os mesmo hoje,ja vejo mudança em relação ao gupo em apenas 5 meses a frente do grupo.

    ResponderExcluir
  8. mto obrigado tenhu 15 anos fui coroinha por 8 anos e agr to assumindo a coordenação isso me ajudo mto vlw

    ResponderExcluir
  9. MUITO OBRIGADA, ADOREI A DICA.

    ResponderExcluir
  10. Sou coroinha há 7 anos e há 5 anos atuo como coordenadora... lendo suas dicas fiquei feliz em saber que estou agindo bem.

    ResponderExcluir
  11. Ola Meu nome e Antonio Rodrigues Sou do ceara e também sou coroinha, gostei muito dessa informações, pois posso repassa pra os meu colegas e gostaria muito que quem for coroinha mim aadd no facebook o meu email e thotytoinho@hotmail.com, pois podemos passa informações tbm

    ResponderExcluir
  12. Eu sou gilberto sou mocambicano e sou coordenador do meu grupo e gostei das dicas vou implementar tambem na minha paroquia.

    ResponderExcluir
  13. ola sou fernando sou acolito
    tem uma comunidade que chamou eu para abrir um grupo de coroinha
    queria saber como posso abrir

    ResponderExcluir
  14. Obrigado. Essas são realmente dicas maravilhosas. Eu não vou tentar, eu vou fazer.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, adorei, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, adorei, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Seria bom se alguém fizer um grupo de whatsaap pra ta trocando informações, pq estou iniciando agora uma formação para ser coordenadora dos coroinhas, e podemos crescer muito trocando dúvidas e informações.
    Alguém se dispõe a montar o grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adicionem se houver um grupo de whatzap 994049079/ 992636612

      Excluir
    2. Mim adicionar 77988465634 no grupo, obrigada.

      Excluir
  18. Seria bom se alguém fizer um grupo de whatsaap pra ta trocando informações, pq estou iniciando agora uma formação para ser coordenadora dos coroinhas, e podemos crescer muito trocando dúvidas e informações.
    Alguém se dispõe a montar o grupo?

    ResponderExcluir
  19. hahahah .. obg gostei ! que pena que vim ler agora já no final da coordenação que estou envolvido ... mais graças a Deus muitas das dicas eu tentei fazer ... É consegui ... oq não consegui tentarei fazer ...

    ResponderExcluir
  20. hahahah .. obg gostei ! que pena que vim ler agora já no final da coordenação que estou envolvido ... mais graças a Deus muitas das dicas eu tentei fazer ... É consegui ... oq não consegui tentarei fazer ...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelas dicas, comecei agora como coordenador do meu grupo de c oroinhas e essas dicas vão me ajudar muito nessa caminhada de coordenação.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelas dicas, comecei agora como coordenador do meu grupo de c oroinhas e essas dicas vão me ajudar muito nessa caminhada de coordenação.

    ResponderExcluir
  23. Dicas maravilhosas, dão certo, são verdadeiras e precisas, usei-as no grupo e tem sido muito gratificante

    ResponderExcluir
  24. bem sou coroinha e agora me tornei coordenadora gostei muito dessas informações vai ser muito útil para mim,se bem que ja tinha umas das caracteristicas de uma informação,amo servir a deus....eu vim para servir ,e não para se servido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que aprender muito como ser um bom coordenador, ser mais rigido com eles.

      Excluir
  25. Olá meus amigos, eu tambem sou coordenador dos coroinhas, e vim aqui achar uma maneira boa deles se inturmarem uns com os outros. E não haver discussões bobas entre eles, amanhã mesmo irei conversar com uma coroinha pra que ela retorne para o grupo e que ela não desista da igreja por nada.

    Enfim eu amo tanto esse grupo todos os dias eu Agradeço à Deus por eles.

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos.
    Sou mãe de um menino que serve como coroinha, inclusive ele quem levou a família para a igreja.
    Ele é um menino especial, com seus 12 anos de idade. Bastante educado e graças ao meu bom Deus segue os caminhos da igreja.
    Pela sua deficiência, tenho observado que ele tem sido um tanto que excluído das missas, para servir.
    E eu como mãe, não sei como agir.
    Já pensei em falar com a coordenação, na verdade já enviei mensagem no Grupo dos coroinhas mas ninguém se manifestou a respeito.
    A maioria aqui como coordenador, acha que o que eu deva fazer em relação ao caso?
    Não quero que fique um clima chato entre minha família e a coordenação, mas também não me sinto bem, vendo meu filho se sentindo incapaz com relação a servir a Deus, por que quando recebe a lista já percebe que é o único a servir apenas uma vez no mês.
    Gostaria muito de saber da opinião de vcs.
    Obrigado!

    Obs: Meu filho tem hemiparisia, é uma paralisia motora do lado direito do corpo. Porém ele consegue se locomover sozinho.

    ResponderExcluir
  27. Viúva também pode ser coordenador de coroinhas

    ResponderExcluir
  28. Viúva também pode ser coordenador de coroinhas

    ResponderExcluir
  29. Eu com apenas 13 anos e 1 ano e alguns meses de coroinha. Recebi este cargo, eu e uma amiga. Estou tentando ter ideias para passar aos jovens coroinhas! Pois, é um pouco difícil. Mas, amo ser coroinha!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é Lylyan meus filhos começaram agora como coroinhas na igreja, e me pediram ajuda com as crianças, não faço ideia do que fazer, vocês poderiam me ajudar?desde já agradeço Deus os abençoe 🙏

    ResponderExcluir