domingo, 4 de abril de 2010

Notícia Rápida: Participação feminina é base da Igreja Católica

O trabalho mais direto com a comunidade, os primeiros ensinamentos para a Eucaristia, o contato com populações de risco, ações para a formação espiritual e a evangelização. Essas são algumas das principais atividades exercidas pelas mulheres na Igreja.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom José Luiz Bertanha, a mulher está presente na catequese, nas pastorais da Família, Social, da Criança e na liturgia.

Ana Flávia Andrade Coelho, de Aparecida (SP), diz que a força feminina é a “motriz” na grande parte das comunidades. “Acredito que essa participação deva ser ampliada. A visibilidade, a presença, o protagonismo e o poder da mulher crescem cada vez mais”.

Um dos exemplos da força feminina na Igreja foi o da médica Zilda Arns, que criou as pastorais da Criança e da Pessoa Idosa. A participação feminina às vezes também é revolucionária, como a da freira Marie Claude Naddaf, que cuida de 1,5 mil refugiados iraquianos cristãos e de outras pessoas marginalizadas na Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário